segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Terceira Idade UNIFEOB na Fazenda Alegre

Terceira Idade UNIFEOB na Fazenda Alegre

Mais uma vez nós da Terceira Idade do Unifeob pudemos usufruir da pureza da natureza exuberante da Fazenda Alegre, da Srª. Elizabeth, uma pessoa voltada ao belo, ao social e principalmente à preservação do meio ambiente.
Sempre bem orientadas pelo Herivelton Carlos Caldas Moreira e Camila de Oliveira, um casal de biólogos formados pelo Unifeob, foram muitas a experiências dessa linda, ainda que quente tarde do dia 19 de outubro. Eles têm um projeto chamado Trilha Educar e orientam alunos que entram em contato prazeroso com a natureza. Seu site é .www.trilhaeducar.eco.br e seu endereço eletrônico trilhaeducar@hotmail.com com os telefones 19 3633 8497, 19 99709 1295 e o 19 98122 5443.Dessa vez, pelas circunstâncias especiais das “meninas” o passeio foi diferente sem percorrer as lindas trilhas da fazenda à beira do rio da Prata como já fizemos. Ficamos à sombra da bela e acolhedora casa aprendendo mais sobre a política dos 3 erres: reduzir,reaproveitar e reciclar. Muitas ideias foram repassadas a nós, maduras o bastante para aplicá-las racionalmente em nosso dia a dia e influenciarmos as novas gerações a fazê-lo, sempre pensando no meio ambiente já tão degradado.
Depois aprendemos a fazer a compostagem usando materiais simples como as folhas secas, a terra, os restos em nossa cozinha (cascas de vegetais, de ovos, de verduras… menos das frutas cítricas!); depois mais terra, material orgânico e cobrir. Regando rotineiramente, as minhocas vão aparecendo, transformando tudo aquilo em húmus fertilizante natural e tão útil. Um simples vasilhame de plástico sobreposto a outro para que o chorume se deposite em baixo (também utilizado como fertilizante) e a útil compostagem se faz de modo fácil e prático.
Depois ainda ganhamos vasinhos que enfeitamos com material da própria natureza à nossa volta: folhas, sementes, cascas… E plantamos mudinhas de pimenta. Ficaram lindinhos!Logo após o tradicional e esperado lanche, todos voltamos para nossas casas mais completos, mais conscientes de nosso dever para com a natureza e com o futuro do planeta, mais sábios e mais comprometidos. Foi realmente uma tarde feliz e profícua. Obrigado a todos os envolvidos nessa excelente empreitada!
Colaboração: Clineida Junqueira Jacomini












Nenhum comentário:

Postar um comentário